Lançamento da Chapa JUNTOS SOMOS GRÊMIO

Acontecerá amanhã (quarta-feira, 17/08) no Anfiteatro da SOGIPA (Barão de Cotegipe, 400), o lançamento da CHAPA JUNTOS SOMOS GRÊMIO, que concorrerá para renovar 50% do Conselho Deliberativo do Grêmio. O Grêmio Sempre tem a honra de participa da chapa ao lado de mais 7 movimentos: Grêmio Democrático, Grêmio Imortal, Grêmio Menino Deus, Grêmio Multicampeão, Grêmio Sem Fronteira, Grêmio Unido e Vem pro Grêmio.

O evento acontece às 19h e após será realizado um jantar de confraternização, por adesão, no Restaurante Parrilla del Sur (Av. Nilópolis, 111).

Confirme sua presença no evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1572669079704287/

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GRÊMIO REGISTRA SUPERÁVIT NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

Na noite desta quinta-feira, no Auditório da Arena, o Conselho Deliberativo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se reuniu em sessão ordinária para examinar a apresentação dos demonstrativos contábeis e financeiros do primeiro semestre de 2016. A sessão foi aberta pelos presidentes Milton Camargo, do Conselho Deliberativo, e Romildo Bolzan, do Conselho de Administração. Também participaram da reunião desta noite os vice-presidentes do CA, Adalberto Preis, Antônio Dutra Jr, Marcos Herrmann, Odorico Roman e Sergei Costa; o chefe de gabinete, Marco Bobsin; e os secretários, Paulo Luz e Tiago Brum.

Após apresentação dos demonstrativos contábeis e financeiros por parte do CEO do Clube, Gustavo Zanchi, os conselheiros tomaram conhecimento que o Lucro Líquido da instituição no primeiro semestre deste ano foi de R$ 68.276 milhões. Alguns dados positivos chamaram a atenção, como a Receita Bruta de R$ 205.000 mil, um aumento de 116% com relação ao primeiro semestre de 2015, influenciado pelo novo contrato com a Rede Globo de 2019 a 2024, que rendeu ao Clube luvas e bônus no valor total de R$ 100 milhões. Ainda assim, sem o novo contrato, o aumento foi de 8%, equivalente a R$ 8 milhões, em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, houve uma redução de 11,5% na despesa total. O que equivale a R$ 16 milhões em relação ao primeiro semestre de 2015. Outro dado relevante foi o número do EBITDA de R$ 105.592 mil, que se mostra muito superior aos números do ano passado, que eram de R$ 2.023 mil. O indicador financeiro representa quanto a instituição gerou de recursos por meio de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros. Para finalizar, falando sobre o endividamento, o Clube efetuou o pagamento de aproximadamente R$ 40 milhões de passivos.

Os números apresentados deverão ser disponibilizados no Portal de Governança a partir desta sexta-feira.

Fonte: gremio.net

Grêmio, EXEMPLO de GESTÃO

Cada dia que passa temos mais certeza de que estamos no caminho certo para sanar o clube e retornar ao caminho de vitórias e conquistas.

A prova disso é que o Grêmio e seu modelo de gestão são destaques de uma matéria no site da ENDEAVOR BRASIL, confira abaixo:

O modelo de negócio do Grêmio é fazer dinheiro com futebol. E o modelo de gestão é um sucesso.

Se você costuma confundir modelo de negócio com modelo de gestão, pode acreditar: você não está sozinho(a). Essa confusão é bem comum. Muita gente acredita que modelos de negócio e de gestão são termos diferentes para nomear os mesmos processos.

Então, para acabar de vez com as suas dúvidas, resolvemos preparar um artigo bastante elucidativo. A ideia é não apenas apontar as diferenças entre esses dois conceitos fundamentais do mundo dos negócios, mas também compartilhar algumas dicas para te ajudar a se orientar melhor.

PARA FECHAR, ILUSTRAMOS TUDO ISSO COM UM CASE UM TANTO INUSITADO: O DO GRÊMIO, TIME DE FUTEBOL.

E quando você conhecer os golaços que o tricolor gaúcho vem marcando dentro e fora do campo, vai entender o porquê.

  • Focinho de porco não é tomada

Pois é, as semelhanças entre modelo de gestão e modelo de negócio estão só no nome. Na timeline de uma startup, o primeiro, de negócios, vem antes, já que define como uma empresa vai atuar. Ou, nas palavras mais esclarecedoras de Alexander Osterwalder (autor do imperdível “Business Model Generation”), o modelo de negócioé a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor.

De acordo com o Venture Capitalist Fred Wilson, a definição do modelo de negócio é a terceira etapa da criação de uma empresa — deve acontecer após as definições do produto e da estratégia.

Osterwalder também propõe algumas perguntas cruciais para você fazer na hora de desenvolver um modelo:

  • A sua proposta de valor: o que você oferece que é único no mercado?
  • Os segmentos de clientes: quem é o cliente final?
  • Suas atividades chave: o que exatamente você realiza que irá consistir no produto ou serviço ofertado?

Quanto aos modelos de gestão: são os processos pelos quais as empresas transformam objetivos em resultados no dia-a-dia. Esses processos compõem o ato de gerir um negócio por meio de padrões já existentes. Fazem-se apenas as modificações necessárias para as necessidades de cada organização. Os modelos de negócio costumam ser elaborados com base em metas agressivas, ações de impacto e altas expectativas de desempenho.

  • Alguns exemplos sempre ajudam

Claro, vamos a eles. Alguns modelos tradicionais de negócio são:

  • o de franquias, no qual um empreendedor paga uma taxa para usar uma marca e processos comerciais já consolidados;
  • o de recarga, como o dos celulares pré-pagos e impressoras, em que o equipamento é somente um meio para se obter uma receita recorrente, seja em créditos de celular ou na compra de toners e cartuchos de tinta;
  • o de classificados, em que há o uso de um meio impresso ou digital para mostrar anúncios e o cliente paga proporcionalmente ao destaque que deseja;
  • o de assinatura, usado tanto por jornais e revistas quanto TV. Nele garante-se a receita previamente ao vender informação em pacotes, dando um desconto para o consumo repetido.

Quanto aos modelos de gestão, são de classificação mais abrangente e complexa. Como dependem essencialmente das características de cada empresa e são muito vinculados aos hábitos e comportamentos de períodos específicos, estão sempre mudando.

Atualmente, um modelo que faz muito sucesso é o da holocracia, mais conhecido como a estrutura “sem chefes”. Zappos e Valve, nos Estados Unidos, são as principais portadoras desta bandeira. Aqui no Brasil, a Vagas.com é um bom exemplo.

  • Fazer caixa sem se desfazer de jovens craques: o gol de placa do Grêmio

O universo dos modelos de negócio é tão vasto que, muitas vezes, a inspiração vem de fora dos escritórios. Neste caso, vem do futebol.

É inegável que, dentro de campo, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tenha apresentado uma constância invejável, faz tempo que o time está entre os mais competitivos do Brasil. Mas é fora das quatro linhas que o clube vem impressionando e inspirando. O Grêmio apertou o cinto e vem reequilibrando as finanças sem ter que recorrer a um expediente muito comum no futebol nacional: a venda de jovens craques.

  • Olé no aumento de gastos

Incluindo salários, encargos e direitos de imagem, a folha de pagamento gremista seguiu caminho inverso daquela dos clubes rivais: foi reduzida. E em quase R$ 3,5 milhões de 2014 para 2015. Graças à política de austeridade pregada pelo presidente Romildo Bolzan, o Grêmio formou seu grupo com jovens talentos e segue brigando pelas primeiras posições do Brasileirão.

O assunto é oportuno, porque a diminuição de gastos deve estar sempre nos planos do seu modelo de gestão. Para isso, manter as finanças sob controle é fundamental. Neste artigo você encontra dicas e ferramentas para isso.

  • Lapidando e retendo as pratas da casa

Uma rápida olhada na escalação do Grêmio já mostra: o plantel é muito jovem. Isso ocorre porque o clube tratou de valorizar as joias de suas categorias de base. Dos 37 jogadores do elenco atual, metade foi formada lá dentro.

E os garotos se destacam pela qualidade. O principal exemplo é Luan: o jovem de 23 anos foi o artilheiro isolado do Grêmio em 2015, com 15 gols em 44 jogos. E teve seu contrato ampliado, mediante bonificação salarial.

Apostar em jovens talentos para formá-los pode ser um ótimo caminho para sua gestão. Mas retê-los será, sem dúvida, um grande desafio. Neste artigo, você encontra algumas dicas para te ajudarem a não perder aquele ou aquela funcionária com imenso potencial.