Porque sou Felipão!

Já se vão dezoito anos daquele domingo de sol, lembro de não almoçar direito, ansiedade por mais uma decisão, ansiedade que me acompanhou por toda a semana. Não que isto fosse novidade na vida de um gremista, todo ano tinha decisão, TODO O ANO TINHA TÍTULO. O ano de 1996 com GRÊMIO x PORTUGUESA era mais um deles, mas este era diferente, sabia que tu ias embora, tu que me davas a tranquilidade de tomar dois fora de casa e ir para a final cantando que seríamos campeão.

O Grêmio que tu comandavas era assim, um time de certezas, um time temido e odiado pelos adversários, soberano em território brasileiro. VENCEMOS, como sempre vencíamos, GRÊMIO BI-CAMPEÃO BRASILEIRO, da arquibancada vi a volta olímpica e tua despedida. Lembro de ter olhado para um amigo gremista e dito – e agora?

Seria possível outro técnico entender tão claramente o que era ser Grêmio, o que era ser gremista. Hoje te vejo voltar com uma euforia incontida, não por ser tu LUIS FELIPE SCOLARI, o técnico que eu vi tantas vezes campeão pelo Grêmio, mas por acreditar que trarás a toda uma nova geração, que não te conheceu, o ORGULHO EM SER UM GREMISTA VENCEDOR. Que tu tenhas tempo, paz e competência para fazer teu trabalho.

E que tu saibas que aqui tem muita gente trabalhando para recuperarmos este orgulho, quer seja pela profissionalização da gestão com a recente parceira com a SAP, quer seja pela defesa do patrimônio gremista com o novo contrato da ARENA, quer seja pela preparação do Grêmio do FUTURO ou pela montagem de uma EQUIPE FORTE E COMPETITIVA. Teus amigos de longa data como o presidente KOFF lutam para re-estruturar um GRÊMIO CAMPEÃO e é muito bom CONTAR CONTIGO novamente.

UM GRANDE ABRAÇO, TE VEJO AMANHÃ NO SALGADO FILHO

Fábio Peres
@peresgremista

Fica tranquilo que eu to de volta.

Grêmio inova com tecnologia para gerir o desempenho de jogadores e modernizar a gestão do clube

Time será o primeiro da América Latina a utilizar solução de processamento de dados em tempo real da SAP para analisar desempenho de jogadores.
O Grêmio dá mais um passo em seu  processo de modernização e inovação e anuncia a implantação de  tecnologia de última geração da SAP, líder mundial em aplicativos de negócios, para aprimorar a gestão de desempenho de seus atletas. O time será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados – em tempo real – para melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores.  Além disso, o clube modernizará toda a gestão administrativa com software da SAP.A empresa tem uma forte atuação no segmento de esportes e entretenimento em todo o mundo e este é o primeiro cliente da empresa do setor para tecnologias de análise inteligente de dados.  “Estamos muito honrados em ter o Grêmio como o primeiro clube a adquirir o que há de mais inovador em termos de tecnologia analítica. Ter um tradicional time de futebol brasileiro como o primeiro cliente de toda a América Latina é um fator de orgulho para a SAP Brasil”, comemora Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. A multinacional fornece tecnologias para a as ligas norte-americanas de basquete e futebol, NBA e NFL, o time de basquete Philadelphia 76ers, para a equipe inglesa de Fórmula 1 McLaren, entre outras instituições.O Grêmio usará um aplicativo baseado na tecnologia SAP HANA, que irá fazer a análise e processamento de informações em tempo real, com o objetivo de medir o desempenho dos atletas durante os treinos. Com isso, os dados gerados após os treinamentos, irão possibilitar os membros da comissão técnica possam ter mais informações consistentes para auxiliar a tomada de decisão.

O aplicativo possui uma interface de usuário simples que pode ser utilizada pelos jogadores e pela comissão técnica para facilitar um diálogo mais interativo e preparar a equipe para os jogos. A tecnologia de Big Data permite o processamento de um grande volume de dados e será usada pelo Grêmio para melhorar o desempenho de cada jogador e da equipe como um todo.

Segundo o vice-presidente Romildo Bolzan, a aquisição dos softwares da SAP representa uma revolução no Grêmio a médio prazo. “Mudanças culturais importantes acontecerão. Ambos os pacotes colocarão à disposição dos gestores do Grêmio informações, em tempo real, em quantidade e qualidade nunca experimentadas antes por clubes brasileiros. Este avanço irá mudar também o perfil dos profissionais que atuam no clube. Os funcionários serão preparados e qualificados, pois a sua realidade de trabalho será outra quando os sistemas estiverem implementados. Estamos dando um passo que colocará o Grêmio na vanguarda do futebol na América Latina.”

O fechamento do contrato com o Tricolor foi realizado pela ITS Group, empresa parceira da SAP na região sul. “Este projeto com o Grêmio vem ao encontro do DNA inovador da ITS, que trabalha para inspirar empresas a crescerem ainda mais. Ao somarmos uma estratégia de ponta a um clube vitorioso como é o Grêmio já sabemos que o resultado final será um sucesso. E certamente surgirão novas oportunidades de negócios no mercado esportivo”, destaca Paulo Ronchetti, Co-CEO da ITS Group.

Inovação no futebol brasileiro
O Grêmio contará com uma aplicação exclusiva, já que o projeto será totalmente customizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para América Latina, o SAP Labs, que fica localizado na cidade gaúcha de São Leopoldo. “Uma equipe de desenvolvedores do SAP Labs irá projetar a solução para o clube, de acordo com as suas necessidades para analisar e melhorar a gestão da performance dos jogadores”, explica Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin America. O executivo lembra que este é um contrato de coinovação e parceria tecnológica em que a SAP e Grêmio participam juntamente de todos os processos, desde o planejamento até o desenvolvimento e execução do projeto.Com auxílio da nova tecnologia, o técnico pode analisar a performance da cada atleta sob seu comando em diversas categorias, como velocidade, posição que mais ocupa no campo, porcentagem de acerto de assistências, capacidade para dribles curtos, entre outras. Tudo isso para tomar as melhores decisões de escalação do time ideal ou até mesmo para direcionar treinamentos específicos para jogadores com defasagem em algum aspecto técnico.De acordo com o executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, além da eficiência no detalhamento da performance do atleta, a ferramenta irá promover a integração do setor com outros importantes departamentos do Clube, facilitando o compartilhamento de dados e a consequente otimização de todos os processos administrativos atinentes ao jogador. “A tecnologia também nos trará avanços significativos no planejamento financeiro, na execução dos contratos, e além disso, será essencial no trabalho de captação de novos atletas, já que também poderá nos municiar de todas as projeções e movimentação do mercado mundial de futebol”, sublinha.

O executivo também ressalta o trabalho que a SAP executa junto ao TSG 1899 Hoffenheim e a própria Seleção Alemã. “Dois cases de peso que refletem o alto nível de profissionalização do futebol na Alemanha e que certamente deverá se difundir por outros grandes times europeus. No Brasil, o Grêmio a partir dessa novidade também irá mudar de patamar na preparação de suas equipes, da base ao profissional”, enfatiza Rui Costa.

Ainda dentro desse projeto de coinovação e parceria tecnológica entre o SAP Labs e o Grêmio, está prevista a criação de um aplicativo – gratuito – voltado para os torcedores, que poderão acessar informações, antes, durante e depois dos jogos da equipe por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Para isso, o Grêmio fará uma pesquisa com os fãs do time para levantar quais são os principais interesses de conteúdo. “Vamos oferecer aos gremistas uma experiência inovadora. Por meio do aplicativo móvel eles terão acesso a conteúdo relevante, como dados estatísticos que serão atualizados constantemente, inclusive, durante as partidas”, diz a executiva de planejamento do Grêmio, Christina Muniz.

Gestão mais eficiente
A gestão administrativa do Grêmio também será amplamente modernizada com a implementação do software SAP Business Suite, utilizado pelas maiores empresas do mundo.  Todos os diversos departamentos do clube serão informatizados e o novo sistema trará confiabilidade e consistência nos processos internos, que passarão a ser padronizados.Na prática, os processos de todos os departamentos serão unificados. Informações de compras, estoque, financeiras, contábil, fiscal, ativo fixo (patrimônio) passarão pela ferramenta SAP.“O Grêmio sempre busca a modernização do clube como um todo, inclusive da gestão administrativa. Vamos implementar o que há de mais moderno no mercado em termos de tecnologia de gestão para alcançarmos um alto nível de gestão e governança, tornando todos os seus processos transparentes”, conclui Christina do Grêmio.

Fonte: itsgroup.com.br

Carlos Diehl no Conversas Cruzadas

O programa Conversas Cruzadas da TV COM do dia 09 de julho abordou o tome gestão no futebol e um dos convidados foi nosso ilustre professor Carlos Diehl que além de um grande gremista e integrante do Grêmio Sempre, coordena o curso de Gestão em Futebol da Unisinos em parceira com o Grêmio. Para quem não assistiu, seguem os 4 blocos do programa.

Bloco 01 – Conversas Cruzadas de 09/07/14 – O fracasso da Seleção pode ser explicado pela falta de gestão no futebol brasileiro?

Bloco 02 – Conversas Cruzadas de 09/07/14 – O fracasso da Seleção pode ser explicado pela falta de gestão no futebol brasileiro?

Bloco 03 – Conversas Cruzadas de 09/07/14 – O fracasso da Seleção pode ser explicado pela falta de gestão no futebol brasileiro?

Bloco 04 – Conversas Cruzadas de 09/07/14 – O fracasso da Seleção pode ser explicado pela falta de gestão no futebol brasileiro?